sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AUTOS DA "SAPIÊNCIA" INFERNAL

Intróito

«…chegamos “supitamente” a um rio, o qual por força havemos de passar em um de “dous” “batés” que naquele porto estão … um deles passa “pera” o Paraíso, e o outro “pera” o Inferno; os quais “batés” tem cada um seus arrais na proa: o do Paraíso um Anjo, e o do Inferno um Arrais infernal e um Companheiro». (Auto da Barca do Inferno).

O batel do Anjo tem uma Águia que voa Altaneira pelos Céus.
O batel “pera” o Inferno tem um Companheiro de proa que é Berzebu, isto é, o nosso bem conhecido corrupto condenado, Pinto da Costa, e outros velhos e velhas, onzeneiros e onzeneiras, peralvilhos e peralvilhas, andarengos e andarengas, estrafalários e estrafalárias.
À sua espera, nos reinos infernais, o nosso conhecido Lúcifer que já lhes tem a caminha feita!
É “pera” esses tontos e tontas, sandeus e sandias, que dedico estes autos.

Sandra Lucas Simões

Começa esta peralvilha estrafalária, com lugar cativo de cliente em turística no batel do Inferno, há que tempos encomendado e resguardado, «depois dos penaltis que não existiram no fim-de-semana - em Leiria e Alvalade - a arbitragem volta a assumir o protagonismo a meio da semana. Na verdade, só por si, as polémicas com os árbitros, até não provocam grande espanto entre quem acompanha o futebol português…»

Pois não, dona peralvilha estrafalária, não provocam grande espanto! Com andarengas de senhoria estreita, louvores a “Berzebu” encomendados, é nessa barca que entrais e sem mais cortesia.
“Pera” lá vai a senhora, embarcai prestes, embarcai! «“Abaxa” “má-hora” esse cu! (citação)!
Qu’ a outra está reservada, a barca do Anjo e da Águia, para os de merecimento tal que escrevem sem tibiezas, senhoria de “Berzebu”, «boa arbitragem de Jorge Sousa. No único lance passível de discussão, o penalti, Tall foi bem penalizado pela imprudência com que se fez ao lance: qualquer árbitro assinalaria aquela falta a meio-campo».
E “despois”, senhora pelintra de "Berzebu", leia se souber, o que escreve o ex-árbitro de Lisboa, sportinguista de gema e Campos de apelido! Ele a ensinará sobre Leiria, dona feia, velha e “sandia”!

Mónica Santos

Outra estrafalária digna da arca de “Berzebu”. Depois de escrever em título, para ganhar a avença dos condenados e “Companheiro” da barca, «Paciência triplicou o rendimento da era de Jesus», vem dizer na sua escrevinhada que «em contraste com os 15 que Domingos coleccionou com Académica, Sporting, Belenenses, Marítimo e FC Porto, o Braga de Jorge Jesus estava longe de ser uma decepção, pois esta dificuldade era explicada pelo percurso na Taça UEFA, que, nesta altura da época, já tinha três vitórias, no arranque de uma caminhada na Europa que chegaria aos oitavos-de-final» e «o Braga de Domingos Paciência hipotecou a hipótese de concorrer com este percurso, à primeira eliminatória».
Meia no cravo e duas na ferradura, sendo que é a meia do cravo a que é puxada para a tribuna!...
“Pera” lá vai esta senhora também, fidalgo (o do auto, ou um dos de baixo) de fato roto, lá a vereis, não tendes disso aflição, senhor de Berzebu, que é a vosso serviço!
Palavra de “Berzebu”!

Nuno Ribeiro

É o nosso primeiro pelintra masculino de hoje, onzeneiro estrafalário também com lugar cativo em turística – na primeira classe vai o “papa” “Berzebu”– no banco da barca do Inferno.
Está ele todo enxofrado porque Duarte Gomes vai arbitrar o jogo entre o FC do Porto e o Sporting. Já julgou e condenou este árbitro acusado de ter empurrado o treinador de carreirinho ao meio ou ao lado, tanto faz, em dias de calmaria, e muito embrulhado nas tempestades bem costumeiras.
A CD da Liga, absolveu, Nuno Ribeiro, o sandeu, condenou!
Depois, pinta esta borrada, muito bem a condizer com a personagem, dizendo que «sabíamos que em Portugal os apedrejamentos podem dar títulos; agora, os empurrões a treinadores podem dar o direito de arbitrar clássicos».

O tonto, novo-velho e sandeu, enganou-se. Até agora, a única coisa verdadeira que se sabe é que em Portugal “apedrejamentos podem retirar títulos”!
E poderiam ser bem retirados, se fosse esse o caso e não era, porque quem marcou um jogo para um lamaçal de pedraria, quem fez bancadas de pedregulhos, quem começou a apedrejar, quem se recusou a mostrar as provas da verdade, foi precisamente aquele que, estando atrás e não à frente, ficou justificada e justamente … atrás!
Por que é que os sportinguistas são os maiores chorões do planeta?
Isso acontece normalmente nos tristes, nos desgraçados, nos miseráveis sem vintém!
“À barca, à barca, hu-u! Asinha que se quer ir! Oh! Qu’ é tempo de partir, louvores a Berzebu”(citação do auto)!

Barroso

Não é o Durão, é o que costuma dizer só tontices engraçadas acerca do “meu (dele!) Sporting”. Isso, ele faz em “A Bola”, naturalmente.
Nestes tempos, junta letra de algum sabor, não só asinino mas ainda de óbvia risibilidade. «Só o entusiasmo da imprensa é que faz com que o futebol jogado do Benfica pareça melhor do que na realidade é», atira ele! E ajunta, “sinceramente … a qualidade desse futebol não o distancia dos outros candidatos ao título”!
Nem sequer do Sporting, claro!
Depois a “vitória em Leiria foi injusta, oferecida por penalidade inexistente”!
Veremos o que este velho sandeu dirá a “Berzebu” acerca da penalidade de Alvalade, que ele garatujou estas letras antes!

“Só os golos de bola corrida podem ser associados às grandes equipas, ao melhor futebol, aos campeões”, é outra extravagância daquele ar patético, por forçada fotogenia ridícula, ou por natural ridiculez.

Nos tempos que correm!... Os golos de bola parada até parecem excepção!
Mas ele ainda julga estar nos tempos da “maria cachucha”! É a sublimação dos seus desgostos clubísticos!
Outro estrafalário de “Berzebu”!
À barca, à barca de “Berzebu”, na turística que não tem merecimento para mais!
Toma lá, Lúcifer, amanha-o bem como só tu sabes!

Depois, auto-elogio que nada tem a ver com futebol. Convidado para Pequim a fim de fazer duas conferências num evento qualquer sobre medicina e transplantes hepáticos, tumores malignos, coisas associadas, acrescenta ele.
E diz que lhe vão atribuir uma distinção honorária de homenagem à sua contribuição para tratamento de doenças do fígado a nível mundial, coisa que recebe como distinção a si, ao seu grupo e ao seu hospital!

Acto final

A propósito disto, ou seja, da deslocação anunciada pelo estrafalário de “Berzebu” anterior, deixo-vos, caros Benfiquistas da barca do Paraíso, com Anjos e Águia Majestosa, um panegírico do nosso bem conhecido Rui Santos, que cito na íntegra:

«NOTA - Um cirurgião, travestido de veterinário, deveria estar com uma grande cadela quando decidiu perorar sobre cães. O homem que foi capa de revista por causa do "lado obscuro dos transplantes", em cuja matéria se dizia que o especialista "beneficia de uma percentagem fixa sobre os transplantes no Hospital Curry Cabral - mesmo que, durante as intervenções, esteja em casa", poderia pôr em prática os seus conhecimentos e fazer um autotransplante cerebral e hepático. Em vez de ter andado a cobrar (segundo a mesma reportagem) "21% sobre a parte que cabe aos cirurgiões que efetuam os transplantes hepáticos e renais no Curry Cabral", o comissionista poderia, igualmente, utilizar as suas "connections hospitalares" para ser socorrido na ala psiquiátrica. Que um homem seja "louco" por um clube nem sequer é motivo para prescrição médica, quando se trata de uma "loucura" saudável, dentro dos limites da "paixão clubística". Mas este médico precisa mesmo de uma vasta equipa de médicos para ser tratado - até um da área da dermatologia, por causa do ódio que manifesta ter à flor da pele. De um oftalmologista por causa da cegueira. E de um neurologista por causa dos desequilíbrios nervosos. Uma conversa com a Paula Bobone talvez fosse importante para aprender boas maneiras. Em educação nada se sugere. Tarde de mais. É um caso perdido. De boçalidade. Uma doença, infelizmente, sem cura.»

É claro que tenho de fazer algumas ressalvas ao escrito de Rui Santos.
O (seu, de Rui Santos) cirurgião não precisa de socorro em ala psiquiátrica! Quem precisa disso são os lorpas que se deixam levar, aqueles que fazem o trabalhinho enquanto o “comissionista” fica em casa!...
De um oftalmologista e de um neurologista, nisso sou até capaz de concordar!
No resto, Rui Santos deve saber melhor com quem se entende!

Barca de “Berzebu” com eles, sem tardanças! Lúcifer espera-vos ansioso!
E nem o sandeu do Rui Santos escapa! Julgava que esta peroração o safava?!
E talvez não convenha “matar” Lúcifer de ansiedade na espera! Os braseiros podem ser mais avivados e os caldeirões bem mais quentinhos!

«Hi hi hi hi hi hi hi hi!
E tu vieste a teu prazer,
cuidando cá guarnecer
por que rezem lá por ti?
…….
Embarcai! Hou! Embarcai,
que haveis de ir à derradeira!…
Embarcai prestes!
Segundo lá escolhestes,
assi cá vos contentai!»
(citação do Auto da Barca do Inferno).


Lúcifer, atende a estas almas penadas! Manda os teus remadores remarem asinhamente! Dá-lhes o descanso eterno das fogueiras e dos caldeirões! Aquece-os bem nas invernias e refresca-os dos calores do veraneio no banho bem fervente das tuas águas escaldantes!
Contentai-os como tendes previsto e prometido!
E quando chegar a vez do próprio “papa”, coloca-o em lugar de honra, destina-lhe mais onzeneiros anjos negros para que aticem sem parar as tuas fogueiras e aqueçam bem quentinhas as águas dos teus caldeirões!
Não poupes nas tuas “honrarias”!
Afinal, “papa” é “papa” ainda que minta ao Papa, o verdadeiro, e seja cá neste mundo um corrupto e condenado apenas por tentativa de corrupção!
Até agora! …

1 comentário:

  1. GIL
    Podes falar à vontade sobre esses merdias avençados, pois o nosso GLORIOSO está a deixá-los à beira de um ataque de nervos!!!

    O Barroso, bem podia tomar conta do Hospital Miguel Bmbarda, Sobral Cid ou Conde Fereira...como interno!!!!

    BARDAMERDA A TODOS ELES!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar